domingo, 17 de fevereiro de 2013

[ -   P R O G R A M A   - ]



QUEM SOMOS?
Somos estudantes de várias habilitações dos cursos de Letras da UnB. Formamos a chapa 2 Mobiliza as Letras porque acreditamos que é por meio de nossa mobilização que vamos construir a excelência em cursos que contribuam para a universalização do Ensino Superior público gratuito, de qualidade e que atenda aos interesses da sociedade, respeitando todas as nossas diferenças.
O Instituto de Letras (IL) cresceu nesses últimos anos: o número de professores dobrou; novos cursos foram abertos e outros ampliados em número de vagas, mas, infelizmente, nosso curso apresenta problemas estruturais decorrentes da falta de investimento público nas universidades federais. Atualmente, faltam professores/as para diversas disciplinas; temos diversas restrições para a dupla habilitação e critérios que estamos questionando; carência de material bibliográfico; poucos projetos de pesquisa e extensão, pouquíssimos intercâmbios e o principal programa do governo federal, Ciência Sem Fronteiras, não atende aos cursos abarcados nas Letras; o Restaurante Universitário precisa ser ampliado; as salas de aula são inadequadas; o transporte público deficiente e outros problemas com os quais nos deparamos diariamente.
Acreditamos que um CA, em conjunto com outros, deve participar ativamente das mobilizações em prol de uma educação pública e de qualidade. Por isso, fizemos parte do Comando de Greve Estudantil da UnB pautando os interesses d@s estudantes, tais como: assistência estudantil, paridade, aumento da verba destinada aos PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) responsável pela construção de RU’s, campi e pelas bolsas de permanência. Apesar do governo não querer negociar, nossa mobilização conquistou 174 milhões de reais de aumento das verbas do PNAES, e a nossa meta são 2 bilhões!
Alguns integrantes da nossa chapa fizeram parte da gestão passada, que organizou o Encontro Brasiliense dos Estudantes de Letras (EBREL) na UnB; que conquistou o direito de TODOS os formandos que pediram a dupla-habilitação serem atendidos (antes, muitos alunos saíam da UnB sem conseguir a dupla); que participou do aumento das bolsas para o Congresso de Humanidades no Chile, participou de todos os CEB’s (Conselho de Entidades de Base) e mobilizações por uma educação pública e de qualidade. As lutas são muitas, as vitórias também, porém devemos continuar, por isso nossa chapa conta com mais de 20 integrantes novos, dispostos a tocar nossas lutas!

OFERTA DE DISCIPLINA É COISA SÉRIA!
O número de professores para ofertar todas as disciplinas é insuficiente e todos os semestres várias disciplinas apresentam listas de espera gigantescas chegando a mais de 800 alunos não atendidos como no caso de LIBRAS. Em algumas habilitações, matérias obrigatórias são ofertadas uma vez por ano; os alunos que entram pelo ENEM não conseguem matricular-se nas disciplinas obrigatórias do 1º semestre; raramente são ofertadas disciplinas optativas (como no caso da Tradução - Espanhol). É necessário que a Universidade contrate mais professores para as Letras para garantir que a demanda por disciplinas obrigatórias seja atendida, garantindo a extinção das gigantescas listas de espera e da rotatividade de disciplinas, e assegurando a oferta de disciplinas optativas.

UMA NOVA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR É NECESSÁRIA!
Recentemente o MEC divulgou a nota do curso de Letras no ENADE e para nós da chapa Mobiliza as Letras essa nota não reflete a qualidade do nosso curso, pois este não é o melhor instrumento para avaliar os cursos superiores. A prova desrespeita as características regionais e as especificidades de cada habilitação. O resultado é um ranqueamento seguido de ações punitivas, longe de ser um instrumento de diagnóstico, que identifique onde estão os problemas para, a partir destes, melhorar a qualidade da educação.
Acreditamos que avaliação é um processo importante da formação. No entanto, sua análise deve se pautar no tripé ensino, pesquisa e extensão, no Projeto Político-Pedagógico, nas condições estruturais de ensino, na relação ensino-aprendizagem, no corpo docente e discente e técnicos/as administrativos/as, nas diretrizes curriculares e na assistência estudantil!
Lembrando que a Assembleia Geral de Estudantes de Letras é também o espaço para debatermos a melhor forma de avaliação para o nosso curso.

ESTAGIO TAMBÉM TEM QUE SER DE 30 HORAS!
Hoje os coordenadores do IL só assinam o estagio não obrigatório de 20 horas semanais. É necessário que o IL também atenda à demanda dos estudantes que conseguem o estágio de 30 horas, visto que este é um direito do discente de graduação. É importante ressaltar que o estudante que procura um estágio, além de aprofundar sua formação, busca uma maneira de manter-se financeiramente na Universidade, já que esta não assegura a permanência deste aluno na Instituição quando nega pedidos de bolsa permanência, extensão, monitoria e PIBIC.
É também deve do CALET lutar pelo aumento da bolsa dos estágios, já que hoje ela é menor que um salario mínimo! 

DUPLA-HABILITAÇÃO E DUPLO CURSO É UM DIREITO!
A dupla-habilitação é importante porque o mercado de trabalho muitas vezes exige que o profissional de Letras seja habilitado em mais de uma habilitação (língua, licenciatura, bacharel ou tradução). Garantindo o direito à dupla, diminui-se a evasão do curso que hoje é alta. Para isso, os editais de dupla-habitação e duplo curso precisam atender à demanda dos estudantes de Letras permitindo que todas as habilitações e cursos possam receber estudantes interessados em aprimorar a formação.

ARTICULAÇÃO COM O MOVIMENTO ESTUDANTIL DE LETRAS
A sede da Executiva Nacional de Estudantes de Letras (Exnel) fica no CALET - UnB. A Exnel é a entidade nacional que representa os estudantes de Letras nacional, regional e estadualmente e organiza o Encontro Nacional de Estudantes de Letras (ENEL). O CALET precisa continuar articulado com a EXNEL e com os centros acadêmicos de Letras do DF, pois essa articulação é necessária para garantir o transporte para os Encontros de Letras, como o ENEL 2013 que será em Manaus,  construção de campanhas unitárias como a de valorização do curso e do profissional de Letras e a construção do IIX Encontro Brasiliense de Estudantes de Letras (EBREL). É importante ressaltar a importância dos Encontros de Estudante na valorização e na integração do curso, em nível regional e nacional.

ENSINO DE LIBRAS PARA TODOS!
O Decreto Presidencial nº 5.626/2005 estabelece que o ensino de Libras deva ser obrigatório para todas as licenciaturas. Porém, isso não ocorre na UnB. A disciplina nesse semestre registrou lista de espera de 870 alunos! Nós da Chapa Mobiliza as Letras acreditamos que é fundamental o cumprimento imediato do decreto 5.626! 

AS MONITORIAS PRECISAM MELHORAR!
Sabemos que os estudantes ingressam na UnB com diferentes níveis de idioma, e, dessa forma, o sistema de Monitoria deve ajudar o aluno a melhorar o idioma para que tenha condições de acompanhar o curso adequadamente. A monitoria para outras disciplinas necessita atuar com mais eficácia e para isso é preciso ter clareza e transparência nos critérios de escolha dos monitores, assim como o incentivo aumentando o número de bolsas. 

TODO MUNDO TEM DIREITO DE FAZER INTERCÂMBIO!
Tanto a UnB por meio do INT como o IL não têm uma política eficaz de fomento ao intercâmbio. O principal programa do governo federal para a área, o Ciências sem Fronteiras, não atende as áreas das Letras, para isso é necessário que o IL faça parcerias com instituições estrangeiras para garantir que alunos das Letras possam estudar em outras universidades aprimorando sua formação e tendo uma imersão linguístico-cultural na língua que estudam. É fundamental que a UnB garanta bolsas para que os alunos que não tem condições de se manter no exterior possam ter a oportunidade de fazer um intercâmbio!
TODA LÍNGUA TEM QUE TER SEU NÚCLEO e o IL SEU LABORATÓRIO!
Hoje apenas o espanhol possui o Núcleo de Recursos e Estudos Hispânicos – NUREH. É fundamental que cada língua, inclusive o português, tenha seus núcleos específicos, com materiais bibliográficos especializados, tais como: dicionários, manuais, gramáticas, livros de literatura, materiais de pesquisa, etc. Para isso, é necessário que haja mobilização dos estudantes para garantir a abertura desses núcleos para todas as línguas por meio de cooperação entre Universidade e embaixadas, por exemplo. O IL é um dos únicos institutos da UnB que não tem seu laboratório de informática ativo, encontrando-se desativado há anos!

VALORIZAÇÃO DOS CURSOS DE LETRAS 
Nosso curso não é o mais prestigiado dentro da sociedade e com isso o profissional das letras é, por consequência, desvalorizado. Muitas pessoas entram no curso sem saber o que é e acabam desistindo ou fazendo “nas coxas”. Por isso precisamos delinear e legitimar dentro de nós a questão de identidade do curso do qual fazemos parte! Para isso, propomos levar adiante junto com a EXNEL, a CAMPANHA de VALORIZAÇÃO, que atue dentro da universidade e fora dela, propondo debates acerca da regulamentação das profissões, dos currículos, mercado de trabalho, informativos aos secundaristas e outra atividades que possam mudar a visão a respeito do profissional de Letras! 
MAIS INTEGRAÇÃO entre os LETRISTAS 
O Centro Acadêmico tem que ser um polo cultural e um espaço de integração entre os estudantes. Por isso pretendemos incentivar as atividades culturais existentes e criar novas para todos os gostos: Sarau, Happy Hour, Concursos Literários, exibição de filmes (CINECALET), seletivas para o FINCA, e também devemos incentivar a parte esportiva, fortalecendo as equipes de Letras para a participação nos JIUNBS – Jogos Internos da UnB – e em outros torneios. 
O ESTUDANTE TEM QUE SABER O QUE O CALET FAZ!
Nossa proposta é a criação de um boletim periódico que informe aos alunos as atividades relativas ao CA, ao curso e às diversas atividades que acontecem na Universidade, tais como decisões tomadas em conselhos que afetam a vida do discente de Letras direta ou indiretamente, oportunidades de formação e atividades culturais. Também é importante melhorar a comunicação por meio das redes sociais e dos murais na UnB!

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